Dex Dental inova na estreia no mercado de planos odontológicos

A Dex Dental inaugura sua operação no setor odontológico propondo uma mudança na experiência no uso de planos odontológicos para seus clientes e dentistas credenciados. A startup, que integra os ativos da holding Hospital Care, tem como missão proporcionar ao mercado nacional soluções inovadoras em toda cadeia de valor do setor, baseadas em evidências científicas e no modelo de promoção de saúde bucal com a utilização de protocolos clínicos, profissionais experientes, dados e inteligência artificial.

“Com a Dex Dental, agregamos a Hospital Care mais uma vertente de saúde que contribui para o bem-estar de nossos pacientes, facilitando o acesso às pessoas aos serviços odontológicos por meio de planos acessíveis atrelados à tecnologia”, declara Rogério Melzi, CEO da Hospital Care.

“Integrar uma holding de serviços de saúde como a Hospital Care nos proporciona vantagens únicas com a possibilidade de atuar de modo integrado com os outros ativos do grupo”, explica Fernando Pedrosa, dentista, fundador e Head da Dex Dental. “A ciência médica já atestou que não existe saúde geral sem saúde bucal. A boca é uma porta de entrada para uma série de doenças infecciosas. O que acontece na boca não fica apenas na cavidade bucal. Quando a saúde bucal não é devidamente cuidada, pode agravar quadros de pacientes portadores de doenças crônicas”, acrescenta Pedrosa.

Para estruturar a Dex Dental, foi realizada uma pesquisa pela empresa multinacional Toluna entre dentistas e pacientes. “Iniciamos nossa operação realizando algo inédito no setor de planos odontológicos. Ouvimos 900 clientes para identificar, a partir de suas experiências, o que pensam e o que desejam, quais as melhores funcionalidades, qual a visão do produto e como proporcionar, a partir da tecnologia, um modelo de gestão de planos odontológicos baseado em diagnóstico, tratamento das causas das doenças, plano de tratamento restaurador e em prevenção e promoção de saúde. As descobertas que obtivemos com a pesquisa foram traduzidas em inovações que aprimoram a experiência dos clientes e dentistas credenciados”, informa Fernando Pedrosa.

Os planos odontológicos ainda têm uma baixa penetração no Brasil, representando apenas 13% da população do país, ao passo que nos EUA este percentual atinge 78% dos norte-americanos. “Nossa pesquisa também identificou que temos um mercado promissor e nos apontou os serviços mais afeitos a essa demanda não atendida”, acrescenta Pedrosa.

A Dex Dental inicia sua atuação com uma rede credenciada em 22 municípios do estado de São Paulo, especialmente nas regiões das cidades de Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e São José do Rio Preto, além de Florianópolis (SC). Contudo, a intenção é estender progressivamente seus serviços para Curitiba, Cascavel e outras cidades do país.

A startup, vinculada à 2Care Operadora de Saúde (ANS 421.421), possui um portfólio de planos voltados para empresa e individual/familiar, cada uma delas com três opções de escolhas. Na categoria empresa, há as opções DEX Clínico Corporate, DEX Clareamento Corporate e DEX Top Corporate. Já para individual/família, o DEX Top, o DEX Clareamento e o DEX Rol.

Dental Tech – processos 100% digitais

A Dex Dental estruturou soluções digitais que contribuem para uma mudança na experiência de clientes e dentistas, dentro de um ambiente seguro que observa as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Comercialização, contratualização, cadastro, escolha do dentista, agendamento de consultas já estão disponíveis e muitas outras funções estão em desenvolvimento.

Protocolo Dex Dental Care – As doenças periodontais aliadas à falta de diagnóstico precoce são os principais agravantes da saúde bucal no Brasil e responsáveis pela perda dentária de uma grande parcela da população. Atenta a este fato, a empresa desenvolveu o Protocolo Dex Dental Care, que busca ter o cliente no centro do cuidado, com a realização de exame e diagnóstico das causas das doenças, a prevenção e a promoção da saúde bucal. Ele é aplicado pelo dentista credenciado na consulta inicial e consiste na observação de: presença ou ausência de sangramento gengival e bolsa periodontal; mancha branca ativa ou inativa; qualidade da dieta (cariogênica ou não); história pregressa das doenças bucais; e exame preventivo de câncer bucal. A partir da análise desses cinco pontos, a tecnologia embarcada nos sistemas da Dex Dental determina o Grau Individual de Risco (G.I.R.) de cada paciente, indicando assim o período ideal para a manutenção preventiva de cada caso. Além dessa vantagem de personalização para cada paciente, para o negócio o protocolo desenvolvido promove, entre várias vantagens, uma previsibilidade sobre o sinistro da carteira da Dex Dental.

Prontuário virtual –  Cada paciente da Dex Dental possui um prontuário virtual. A partir do protocolo exclusivo da empresa, as consultas têm uma dinâmica única no mercado. Além do foco na necessidade do paciente, há a prática da Odontologia Preditiva. Todas as anamneses, consultas e exames geram dados que são analisados pelo sistema da Dex Dental. A tradução desses dados é apresentada aos pacientes pelo prontuário virtual, onde, de forma simples, o beneficiário pode acessar seu histórico de consultas, exames e acompanhar o progresso da sua saúde bucal, de forma fácil e intuitiva. Essa funcionalidade promove a interação racional entre pacientes, dentistas e a Dex Dental. O cliente pode acompanhar seu Grau Individual de Risco (G.I.R.) por meio dessa funcionalidade, e o dentista planeja tratamentos baseados nas causas das doenças bucais e nas necessidades individuais de cada cliente.

Agendamento on-line – Integrado à funcionalidade de busca aos dentistas, o beneficiário da Dex Dental pode, de forma simples e intuitiva, visualizar os horários disponíveis e agendar suas consultas de forma on-line. Essa funcionalidade, que está em desenvolvimento, contribui para a experiência do paciente e do dentista, pois fornece aos consultórios e clínicas credenciadas, de forma gratuita, o acesso a uma agenda multifuncional via web que, logo no agendamento da consulta, promove uma integração entre paciente e dentista, enviando a anamnese do cliente ao dentista credenciado.

WhatsApp integrado – A startup está integrando o WhatsApp às suas funcionalidades. Confirmação e cancelamento de consultas, lembretes de tratamentos, orientações personalizadas, dicas de saúde bucal, contato com as clínicas, consultórios e dentistas credenciados são exemplos dessa integração. Além de mensagens de texto, os clientes e dentistas poderão enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet.

Para saber mais sobre a Dex Dental, clique aqui.