Saúde bucal para pacientes com Síndrome de Down

Saúde bucal para pacientes com Síndrome de Down

Alunos da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) vão apresentar o resultado do projeto “Saúde bucal em todas as idades para pessoas com Síndrome de Down”, no 5º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão da USP, a ser realizado nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Eventos da USP de São Carlos, cidade do interior de São Paulo.

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, com o objetivo de reunir projetos que contribuam para a formação do aluno, envolvendo a pesquisa que resulta em ações de cultura e extensão com impacto social.

O projeto integra o Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP e tem como orientadora Carla Andreotti Damante, professora doutora da Disciplina de Periodontia da FOB/USP e colaboração do mestre Rafael Ferreira. Integram o projeto as alunas bolsistas da FOB: Valeria Nicole Jurfest Teodovich (Fonoaudiologia), Bruna Oliveira Bunduki (Fonoaudiologia) e Elisabete Aparecida Caetano Ferreira (Odontologia).

O estudo também contou com a ajuda de voluntários: André Figadoli (dentista e ex-aluno da FOB), Gabriela Sousa (advogada), Maria Renata José (doutoranda da Fonoaudiologia da FOB) e Mariana Dias de Moraes e Juliana Nakamura Teruya (graduandas em Fonoaudiologia da FOB).

A ideia do projeto surgiu com base nas atividades realizadas durante o mestrado de Rafael Ferreira, sob orientação da professora Carla Andreotti Damante, devido à grande necessidade de instrução da higiene bucal aos pacientes com Síndrome de Down e seus cuidadores.

O objetivo desse projeto é permitir o acesso aos pais e/ou responsáveis legais, cuidadores e profissionais de áreas afins, informações sobre a importância e de como realizar e manter uma adequada higiene oral, além de esclarecer e conhecer quais são as principais dúvidas e dificuldades encontradas por eles referentes à higienização oral.

Com os participantes com Síndrome de Down, o objetivo foi a realização de atividades de educação em saúde, mostrando de forma lúdica como se realiza a correta higienização oral. O projeto visa todas as idades, desde bebês até pacientes adultos, sendo as informações adaptadas de acordo com a idade.

Informações da Assessoria de Imprensa

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *