Certamente o sonho de todo cirurgião-dentista é ter uma agenda lotada, concorda? Acredite: muitos conseguem esse feito.
Mas mesmo assim, enfrentam um problema. Como fazer para aumentar ainda mais os ganhos do consultório?
Você, empreendedor da Odontologia, sabe que agenda cheia não significa obrigatoriamente um mês lucrativo. Sendo assim, é preciso angariar mais receita para fazer frente às despesas do consultório, e também de seu pró-labore. Aí voltamos a pergunta: “como obter mais receita se a minha agenda está lotada?”. A primeira resposta que surgirá instintivamente é: “basta ampliar o horário de atendimento”. Mas como ficaria a sua qualidade de vida? Sugiro aqui outros caminhos.
Encurte a duração das consultas
Verifique a possibilidade de reduzir a duração das consultas. É muito comum os dentistas superdimensionarem o tempo de cada atendimento, deixando um intervalo maior do que realmente necessita, entre uma consulta e outra.
Nesse caso, é importante que a secretária esteja à par de cada procedimento a ser realizado em cada paciente agendado, para poder calcular com mais exatidão o tempo da consulta. Aqui vale um alerta: muito cuidado com a qualidade do seu atendimento. O tempo a ser deixado para a consulta deve ser suficiente para que o tratamento seja realizado com toda a atenção e respeito ao cliente.
Reduza as ausências
Agenda cheia não significa necessariamente paciente atendido. Temos que cuidar das ausências dos pacientes. O tempo que seria destinado a este cliente não poderá ser aproveitado para um outro atendimento. Ausência do paciente é prejuízo para o dentista.
Eliminar por completo as ausências no consultório é impossível, por conta dos imprevistos, mas podemos reduzi-la significativamente. As ligações para confirmação de consulta são imprescindíveis, e caso o paciente alegue impossibilidade de comparecer, deve haver um esforço para que o horário seja ocupado por um outro paciente.
Eleve o valor do tratamento
Se você tem costumeiramente uma agenda lotada, possivelmente é por que você é um profissional muito bem-conceituado em sua cidade ou região. O fato de seu trabalho e habilidade serem reconhecidos e valorizados permite pensar em uma estratégia que maximiza sua lucratividade: aumentar o valor de seus tratamentos. Você continua atendendo a mesma quantidade de pacientes, mas recebendo mais por isso.
Amplie o intervalo entre as consultas do paciente
Um artifício que pode ser adotado é aumentar o intervalo entre consultas de um mesmo paciente. Ao invés de agendá-lo a cada 30 dias, o faça a cada 35 dias, por exemplo. Isso abrirá espaço na sua agenda para a inserção de um outro paciente. Mas apenas faça isso se não for comprometer o tratamento do seu paciente e nem lhe causar prejuízos financeiros.
Instale mais uma cadeira
Você perde um tempo precioso entre uma consulta e outra, pela necessidade de higienização da cadeira e demais equipamentos. Caso você disponha de recursos financeiros e espaço físico em seu consultório, uma alternativa é adquirir outra cadeira. Dessa forma, enquanto você atende um paciente, a outra cadeira estará sendo preparada para a próxima consulta. Mas analise antecipadamente o custo x benefício do investimento.
Continue aprendendo. Continue empreendendo.
Fábio Iwakura
Graduado em Administração de Empresas. Especialista em Marketing e Desenvolvimento Gerencial. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Marketing e Gestão de Negócios. Consultor de gestão de consultórios odontológicos. Sócio-diretor da Inteligência Consultoria Empresarial. Docente dos cursos de Graduação e Pós-graduação (MBA). Palestrante.