Por: Vanessa Navarro
De acordo com a Dra. Maria Salete Nahás Pires Corrêa, o odontopediatra é um dos profissionais da saúde que mais tem contato com a criança, fazendo parte da sua experiência de vida. “O consultório é reconhecido pela criança como um cantinho agradável, onde há identificação com o ambiente, brinquedos, objetos e demais crianças, fazendo com que muitas gostem de brincar e permanecer ali após o atendimento”.
A renomada odontopediatra e também autora da obra “Conduta Clínica e Psicológica na Odontopediatria” enfatiza que a instalação de uma clínica odontopediátrica requer a observação das normas e regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para um bom desempenho dentro das medidas de Biossegurança. “O ambiente que se destina ao atendimento odontológico da criança deve ser essencialmente organizado, limpo, tranquilo e sem muitos exageros”.
O ambiente físico influencia na percepção de crianças e adultos em relação ao consultório odontológico e à consulta odontopediátrica, por tantas vezes estigmatizados. “Cabe lembrar que a composição cuidadosa do ambiente da clínica odontopediátrica conduz a uma reação mais adequada por parte do paciente e da família. As cores, o som, os brinquedos, os materiais educativos, se bem utilizados, trarão certamente benefícios do ponto de vista emocional, pois contribuirão para mais descontração e aceitação do momento, finaliza a especialista.
Com o auxílio de colegas odontopediatras, o Local Odonto selecionou algumas imagens de consultórios e salas de espera decorados especialmente para atender os pequenos pacientes.
Confira.