FOB-USP seleciona voluntários para pesquisa

pesquisa sobre o câncer

Os voluntários devem ser adultos e idosos (até 80 anos) e ter concluído tratamento de câncer de cabeça e pescoço (cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia) há no mínimo três meses.

Os voluntários não poderão apresentar: recidiva ou metástase da doença, diagnóstico de doença neurológica, ter realizado iodoterapia, ter feito mais de um procedimento cirúrgico para os casos que realizaram cirurgia, ter se submetido ao procedimento cirúrgico de laringectomia total e ter sido reabilitado com prótese de palato ou ter realizado terapia fonoaudiológica na área de disfagia orofaríngea.

A pesquisa, que acontece até o mês de novembro, consiste no exame da deglutição, da saliva e dos dentes. Caso algum destes procedimentos realizados evidencie alguma alteração na cavidade oral e/ou na função de deglutição que necessite de tratamento, este será realizado na Clínica Multidisciplinar e na Clínica de Fonoaudiologia da da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP).

Para a avaliação dos casos, os interessados devem agendar entrevista com a fonoaudióloga Danila Rodrigues Costa, por meio dos telefones (18) 99778-6123 e (14) 3235-8229.

Informações da Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA