Feliz Ano Novo… com metas definidas

metas

Eu amo começo de ano. Adoro as festas de Réveillon, o povo vestido de branco, os dias de folga, o calor, os planos, as promessas e a esperança de que o novo ano será ainda melhor do que o que passou.

A passagem de um ano para outro é um ótimo incentivo para começarmos de novo, para fazermos diferente, e essa energia é necessária para termos a sensação de renovação. Só que uma coisa é fato: o ano novo não muda a vida de ninguém. Somos nós os responsáveis pela mudança.

E para que algo de bom aconteça em nossa vida é preciso AÇÃO.

Não adianta querer algo e não fazer nada para conquistar. Não adianta sonhar, mas lá no fundinho achar que aquele sonho não é para você. Não adianta acreditar na lei da atração e achar que você vai mentalizar sua nova vida sentado no seu mocho e as coisas vão acontecer.

Para agir é necessário primeiro saber para onde você quer ir, onde quer chegar, em outras palavras, você precisa traçar metas reais de curto, médio e longo prazo e, a partir daí, traçar caminhos para chegar lá.

Parece simples, né? De fato, é. Basta você seguir algumas dicas de como estabelecer suas METAS.

Para começar, toda meta deve ser escrita, seja em um papel ou no seu editor de texto, e deve permanecer em algum lugar do seu consultório ou da sua casa, um local onde você a veja todos os dias. Isso é importante para que você não perca o foco.

Para que a meta seja clara é necessário que seja extremamente específica. Deve conter todos os detalhes do que você quer conquistar. Aquele que não sabe exatamente aquilo que quer pode alcançar aquilo que não quer.

Deve também ser mensurável. Você tem que ter parâmetros de medida. Por exemplo: quero aumentar o faturamento em 20%, quero uma nova sala com 20 m² e assim por diante. É necessário saber medir para ter a noção exata do caminho a percorrer.

A meta deve ser alcançável, ou seja, nem maior e nem menor do que o tamanho da sua capacidade. Se a meta não for desafiadora, você não terá entusiasmo para correr atrás. Se for muito alta, você corre um risco muito grande de não a alcançar, e aí se frustrar, e frustrado não terá entusiasmo para continuar.

O empreendedor é um cara que se retroalimenta diariamente de suas pequenas conquistas, conquistas que o levarão à sua conquista maior: a sua meta. É aqui, nesta fase da meta, que traçamos os caminhos que teremos que percorrer para alcançar nosso objetivo.

Nesta hora é preciso que fique bem claro para você qual é a importância dessa meta em sua vida. Ela precisa ser relevante. Quando você se imaginar conquistando seu objetivo, seu coração tem que bater forte, seus olhos têm que brilhar. Eu afirmo com a maior certeza: a relevância é a parte mais importante na hora de escrevermos nossas metas. É essa emoção, essa importância – que somente nós podemos colocar em nossos propósitos – que darão sentido a tudo que teremos que passar para alcançar a tão sonhada e merecida meta.

E, finalmente, a meta precisa ser temporal. Temos que colocar dia, mês e ano para alcançá-la, do contrário, fica igual aquele regime que iremos começar na segunda feira.

Bom, caros colegas, se pensarmos em um acróstico, toda meta deve ser SMART e ser esperto significa saber o que você quer, quanto você quer, como você quer, por que você quer e, finalmente, quando você quer.

  • ESpecífico – O que?
  •   Mensurável – Quanto?
  •   Alcançável – Como?
  •   Relevante – Por que?
  •   Temporal – Quando?

Desejo que o Ano Novo e a vida nova sejam para todos repleto de realizações, com saúde e paz. Que o ano de 2016 seja recheado de metas alcançadas!

Um forte abraço.


shirleiShirlei Devesa
Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Professora de Empreendedorismo. Facilitadora do Sebrae e Senac. Sócia da Empresa Dr. Empreendedor.

DEIXE UMA RESPOSTA