Ética em Odontologia Hospitalar

Odontologia Hospitalar

De forma pioneira, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP implantou a primeira Câmara Técnica de Ética em Odontologia Hospitalar do país, por meio da iniciativa do Comitê Assistencial Técnico-Científico de Odontologia Hospitalar (CAOH), composto por cirurgiões-dentistas dos diferentes institutos que compõem o complexo hospitalar.  Todo o processo de criação da câmara técnica foi orientado e acompanhado pela Comissão de Ética do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e pela Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do referido Conselho e poderá servir de parâmetro para todos os hospitais do Brasil.

A cerimônia de lançamento da Câmara Técnica ocorreu na abertura da Semana de Saúde Bucal do Hospital das Clínicas (HC), em março deste ano. O presidente do CROSP, Claudio Miyake, compareceu ao evento acompanhado do conselheiro Wilson Chediek. Estavam presentes na solenidade, a diretora clínica do HC, Heloisa Bonfá; a diretora da Divisão de Odontologia do HC, Maria de Paula Siqueira Peres; a presidente da Câmara Técnica de Ensino de Odontologia Hospitalar do HC, Itamara Lucia Itagiba Neves; os cirurgiões-dentistas e professores do HC, Manoel Jocobsen Teixeira e Luiz Augusto Carneiro de Albuquerque, entre outros.

A Câmara Técnica de Ética em Odontologia Hospitalar é coordenada pela cirurgiã-dentista Marcela Alves dos Santos Paul e composta ainda por André Bannwart Rago, Cíntia Maria Alencar de Carvalho, Fernanda Mendes do Carmo Rezende e Joacy Gaspar de Oliveira. “Essa comissão foi criada pelo HC em uma iniciativa de vanguarda, e sua atuação deve servir de parâmetro para todo o país. Trata-se de um passo importante para valorização da presença e da participação do cirurgião-dentista nos hospitais”, destacou o presidente da Comissão de Ética do CROSP, Wilson Chediek.

A coordenadora da Câmara Técnica, Marcela Alves dos Santos Paul, agradeceu o apoio o CRO no processo de estruturação do grupo. “Por não existir uma resolução do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o CRO nos deu a oportunidade de instaurar essa câmara e continua nos orientando. A Câmara Técnica de Ética em Odontologia Hospitalar é muito importante, especialmente dentro de um hospital que tem no mínimo 100 cirurgiões-dentistas trabalhando. Eu acredito que, a partir daqui, começamos a valorizar ainda mais a nossa profissão dentro dos hospitais”, apontou.

A diretora clínica do HC, Heloisa Bonfá, também comentou a importância de lançamento da câmara técnica: “Ela vem em um contexto para reconhecimento da Odontologia Hospitalar. Em todo processo de assistência, da mesma forma que ocorre na área médica, há questões éticas que devem ser discutidas para aprimoramento da forma de abordar o paciente e da conduta profissional. Então ela é fundamental, é um passo adiante e vem mostrar que a área multiprofissional também tem de ter essa abrangência”.


Fonte: CROSP

DEIXE UMA RESPOSTA