Por: Vanessa Navarro
Definido como o conjunto de estratégias e ações de marketing sobre a própria empresa, marca e seus produtos voltados para o público interno, o endomarketing é a chave para a obtenção dos resultados esperados, e age disseminando a qualidade do produto e serviço oferecidos aos seus clientes.
De acordo com o Dr. Plínio Augusto Rehse Tomaz, cirurgião-dentista, pós-graduado em Marketing, mestre em Inovação e Empreendedorismo, o objetivo central do endomarketing é fazer com que todos na empresa conheçam bem a marca, a sua história, os seus diferenciais, os valores defendidos, as posições ideológicas e, principalmente, os seus produtos e serviços em profundidade. “É agregar valor à equipe. É contar o que somos capazes de fazer e o porquê somos especiais. Quem somos? O que nós fazemos? Em que somos melhores?”.
Podemos dizer também que o endomarketing tem por objetivo aplicar técnicas de “conquistar” clientes, mas neste caso, os clientes internos.
“Muitas empresas falham por se preocuparem apenas com o público externo (clientes e consumidores), não agregando valor algum sobre si mesma ao público interno. Os clientes ficam sabendo dos lançamentos antes que os funcionários, por exemplo. Essas ações de marketing institucional dirigidas ao público interno visam estimular o ambiente dentro da empresa, motivando as pessoas e aprofundando o compromisso que elas têm com a empresa”, enfatiza o também o coach e especialista em Administração Hospitalar e em Saúde Pública.
O endomarketing em âmbito odontológico
As ações de endomarketing dentro da clínica e/ou consultório odontológico devem se estender a toda a equipe, como técnicos e auxiliares em saúde bucal, recepcionista e demais envolvidos, com o objetivo de ampliar as estratégias de relacionamento e gerenciamento.
Dr. Plínio explica que todos os colaboradores precisam conhecer o que a clínica e/ou consultório faz, quais são os seus diferenciais, quais são os serviços prestados e quais são os seus reais valores. “Em uma clínica odontológica, por exemplo, o grande problema seria o equivalente a seu funcionário não saber que a equipe conta com profissionais implantodontistas, e por desconhecer tal informação, não apenas não indica a clínica a seus amigos, como responde “não” quando perguntam se realizam implantes. Lamentável!”, lastima o consultor sênior e sócio-diretor da Tomaz Gestão e Marketing.
A forma de comunicação com os clientes faz toda a diferença em como eles percebem a marca. A reputação da clínica ou do profissional depende de como os clientes a enxerga. “Ao comunicar corretamente os valores da sua empresa, motivar seus funcionários e estabelecer ações que estimulem o sentimento de pertencimento à organização, a empresa cria fãs naturais da sua marca. E ninguém melhor que os funcionários como nossos “clientes paladinos”, argumenta o especialista em Marketing, que alerta: “Só é preciso ter cuidado para não confundir endomarketing com manipulação, pois se for assim percebido, qualquer ação trará efeito contrário, ou seja, de rejeição à empresa, marca ou produto”.
Funcionários e pacientes satisfeitos
Confira algumas dicas essenciais, segundo o Dr. Plínio Augusto Rehse Tomaz, para realizar o endomarketing de maneira eficaz:
- Faça reuniões internas para apresentar, em detalhes, toda a equipe (uns aos outros), tudo o que a clínica faz, seus diferenciais, história, valores, etc.
- Elabore canais de comunicação onde tanto a clínica fale com o colaborador quanto o inverso também ocorra. Podem ser utilizados boletins internos, recados em mural, grupos de WhatsApp, redes sociais fechadas e intranet.
- Organize eventos de integração, tais como happy hours, festas de confraternização, aniversariantes do mês, etc.
- Crie grupos de desenvolvimento ou crescimento, como grupo de estudos sobre temas técnicos e/ou de gestão; grupos de atividades físicas; grupos de auxílio a entidades carentes ou de reciclagem, para incentivar a colaboração e o pensamento sustentável e social, etc.
- Realize gincanas de conhecimento, onde serão premiados os que mais conhecem sobre a empresa, serviços, equipe etc.
- Promova encontros motivacionais em momentos pontuais, como no início do ano, mudança societária, fusões, ampliação da empresa, lançamento de uma nova fase da clínica e/ou consultório, etc.
- Ofereça benefícios extras e diferentes, que possam ir além do vale alimentação, vale transporte e cesta básica, por exemplo, assistência médica e odontológica, vale-academia, desconto em parceiros comerciais, horário flexível, local para descanso após almoço, etc.