Estresse é fator de risco para a saúde bucal

Estresse é fator de risco para a saúde bucal

Ansiedade, problemas financeiros, muitos compromissos, excesso de trabalho. Esses são alguns dos fatores que causam estresse, mal que afeta 80 milhões de brasileiros e 70% da população economicamente ativa do país, segundo alguns estudos. De maneira geral, o estresse é definido como uma resposta fisiológica do corpo a situações ou problemas que podem afetar negativamente a atitude ou o organismo de uma pessoa.

Se não tratado de forma adequada, o estresse pode afetar não apenas a mente e o corpo, mas também a saúde bucal. Nesse caso, ele pode contribuir para o surgimento de aftas; bruxismo; boca seca e gengivite.

“O estresse, quando associado com a má higiene oral, eleva também as chances de desenvolvimento de doenças periodontais mais graves, como a periodontite”, lembra o Dr. José Henrique de Oliveira, cirurgião-dentista e diretor do INPAO Dental.

Além de todas essas complicações, uma pessoa sob estresse pode se entregar a hábitos pouco saudáveis ou mesmo negativos, o que acaba gerando outras consequências. “O consumo de álcool ou de tabaco, por exemplo, pode causar mau hálito e a erosão dental”, completa.

Para evitar que esses problemas afetem a saúde bucal do paciente, o cirurgião-dentista deve recomendar sempre a manutenção da higiene oral e indicar um especialista.

Fonte: INPAO Dental

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio
Anuncio