Saúde bucal da pessoa com deficiência

pessoa com deficência

O Ministério da Saúde, por meio das Coordenações de Saúde Bucal/DAB/SAS e da Pessoa com Deficiência/Dapes/SAS, disponibiliza as “Diretrizes de Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência” para consulta pública.

A apresentação do documento foi estruturada em seis eixos principais, com foco para os cuidados em saúde bucal de pessoas com deficiência intelectual, demências (doença de Alzheimer, demência vascular,  frontotemporal, com corpos de Levy), doença de Parkinson, paralisia cerebral, Síndrome de Down e transtornos do espectro autista (TEA).

A publicação pretende oferecer aos profissionais de saúde orientações sobre o cuidado odontológico da pessoa com deficiência (PCD), promovendo a qualificação da atenção odontológica a partir de estratégias adotadas para o manejo e o cuidado odontológico, de forma qualificada e segura, e na lógica da integralidade e da humanização, de acordo com padrões estabelecidos por evidências científicas.

O material produzido baseou-se em literatura atualizada sobre o tema obtida em buscas no sistema PubMed, SciELO e Cochrane Database of Systematic Reviews, nos idiomas inglês e português. Os dados foram analisados por um grupo de especialistas de reconhecimento nacional, na assistência e pesquisa de diversas regiões do Brasil, bem como por representantes da sociedade civil, por meio da discussão dos resultados do levantamento bibliográfico, revisão crítica da experiência clínica e da troca de experiências em relação à atenção odontológica à pessoa com deficiência.

Profissionais de saúde e sociedade civil organizada podem verificar essa última versão das diretrizes e opinar, antes da sua impressão final e distribuição às equipes de saúde.

Acesse e participe!


Fonte: Ministério da Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA