Odontologia e o meio ambiente

meio ambiente

A Brigada de Saúde Bucal Colgate comemora três anos de existência batendo a marca de 1 milhão de itens coletados, entre escovas de dente, tubos de creme dental e respectivas embalagens. De âmbito nacional e direcionado gratuitamente a todos os consumidores, o programa tem como objetivo oferecer aos produtos de higiene oral um descarte ambientalmente adequado, longe de destinos poluidores, como lixões e aterros sanitários. Além disso, assume um compromisso social: a cada item coletado, a Brigada credita 2 centavos ao participante, que escolhe uma instituição de ensino ou de caridade a quem doar o valor arrecadado.

Com esta iniciativa, o consumidor tem a oportunidade de atuar como verdadeiro agente da transformação socioambiental, exercendo sua cidadania em prol da preservação do planeta e ainda beneficiando entidades carentes. Todos os resíduos são encaminhados a processos de reaproveitamento de matéria-prima, que geram, ao fim, placa ecológica ou resina industrial aplicada na estrutura de novos produtos, como lixeiras, pás de lixo, entre outros de utilidade doméstica, fechando assim o ciclo da logística reversa.

Em todo o Brasil, o programa mobiliza mais de 300 mil pessoas, que formam times de coleta com amigos, familiares, colegas de trabalho, de escola e demais interessados em cooperar com o meio ambiente. Um dos times de coleta mais engajados é o Instituto Sorrir para Vida, organização social cuja missão é promover atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais e oncológicos.

Por meio da Brigada, o Instituto mantém uma parceria com a rede de clínicas odontológicas Ortoplan, que realiza coletas em 26 de suas unidades, distribuídas em 8 estados. Essa iniciativa já encaminhou aproximadamente 10 mil itens de saúde bucal à reciclagem e ainda gerou doações que ajudam o Instituto a exercer seu propósito social.

“Além de tratar das pessoas, também podemos cuidar do planeta. Buscamos conscientizar consultórios e pacientes do potencial de colaboração que é possível alcançar em conjunto. Com esta iniciativa, além de contribuir com o meio ambiente, conseguimos arrecadar 2 centavos por escova, tubo de pasta ou embalagem coletados, o que nos ajuda a continuar na missão de promover a saúde bucal de pessoas com câncer e necessidades especiais”, afirma a coordenadora institucional do Instituto Sorrir para Vida, Danielle Vanzella.

Qualquer pessoa pode participar da Brigada de Saúde Bucal Colgate, basta se inscrever no site da TerraCycle, empresa parceira desta iniciativa socioambiental. Depois de juntar uma quantidade expressiva de escovas de dente, tubos de creme dental e/ou embalagens destes dois itens, independente da marca, é só imprimir uma etiqueta pré-paga dos Correios e enviar sua remessa. O programa é inteiramente gratuito e abrange todo o território nacional.

Para saber mais, acesse: www.terracycle.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA