Moda odontológica: atendimento mais colorido

Touca de Proteção Estampada B. Happy, da BioStilo.

Por: Vanessa Navarro

Cores e estampas em jalecos, gorros ou máscaras não impactam negativamente no trabalho do cirurgião-dentista, pelo contrário, certos detalhes podem até beneficiar o momento do atendimento.

De acordo com Samara Valêncio, cirurgiã-dentista, especialista em Saúde Pública e membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal de Mato Grosso, as cores e estampas trazem descontração ao ambiente odontológico. Jalecos com cortes e designs diferentes do habitual, com cores fortes e bordados podem fazer parte da ‘marca’ do consultório. “Principalmente quando se trata do atendimento às crianças. Nestes casos, os odontopediatras se beneficiam com a diversidade de estampas de motivos infantis, que tornam as consultas mais convidativas e divertidas”.

Porém, ao trazer alegria para o atendimento, o cirurgião-dentista não pode se descuidar da biossegurança em seu consultório.

A cirurgiã-dentista e presidente da Câmara Técnica de Odontologia do Trabalho do CRO-MT explica que o Ministério do Trabalho e Previdência Social, em sua Norma Regulamentadora 6 (NR-6), trata especificamente do Equipamento de Proteção Individual (EPI). “Nesta norma, o EPI é conceituado como todo dispositivo ou produto, de uso individual, destinado à proteção de riscos que ameaçam a segurança e a saúde no trabalho. A NR-6 determina que todo EPI, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser comercializado ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação (CA), expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho”.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece para a Odontologia EPIs para proteção da cabeça, dos olhos, da face, do tronco, dos membros superiores e dos membros inferiores. “É importante ressaltar que a utilização de todos os EPIs é obrigatória. Esses dispositivos previnem e diminuem os riscos de contaminação físico, químico e biológico presentes no consultório odontológico”, explica a especialista.

Apenas para lembrar, os EPIs só devem ser utilizados em ambiente de trabalho. “Lamentavelmente, vemos profissionais utilizando jalecos em restaurantes, padarias, supermercados, buscando os filhos na escola. Essa prática é expressamente reprovada. O profissional da saúde tem ciência sobre este fato, contudo, é preciso consciência para que não coloque em risco seus pacientes, familiares e a si próprios”, finaliza a cirurgiã-dentista Samara Valêncio, que também possui formação em Auditoria Odontológica.

Cores na Odontopediatria

Cirurgiã-dentista há oito anos e odontopediatra há quatro, Fernanda Carvalho Castro, que atua exclusivamente na área de Odontopediatria, conta que possui apenas um jaleco branco. “Tenha uma pequena coleção com mais de 60 jalecos, e todos são coloridos ou possuem a estampa de algum personagens”.

Conhecida por seus pequenos pacientes como Tia Fer, a odontopediatra se orgulha pelo vínculo, quase instantâneo, criado com seus pacientes. “Quase sempre tenho o jaleco e touca combinando, mas quando não possuo o conjunto completo, sempre uso coloridos. Por exemplo, um jaleco rosa e uma touca de dinossauros. Eu me divirto com as crianças, mostrando os personagens ou falando os nomes dos bichos que estão vendo. Pronto, já está estabelecido um vínculo. A confiança começou a ser construída”.

O Local Odonto selecionou para seus leitores algumas opções de EPIs coloridos e modernos, fabricados pelas empresas BioStilo, Fun Mask e Dra. Cherie Jalecos.

Confira.

Odonto Fashion Day

Falando em moda e estilo odontológicos, no próximo dia 24 de julho, a capital baiana receberá o Odonto Fashion Day, evento que tem como objetivo central apresentar os importantes recursos que influenciam diretamente na decisão dos pacientes.

Durante o dia todo, serão ministradas palestras sobre comunicação e moda. O evento ainda contará com desfiles que apresentarão as mais novas tendências do mercado odontológico, com participação especial das empresas Fun Mask, Dra. Cherie e HoliCoats.

Mais informações sobre o Odonto Fashion Day podem ser obtidas por meio do site www.gruponoc.com.br ou pelo e-mail contato@gruponoc.com.br. O contato ainda pode ser feito pelo WhatsApp, por meio do número (71) 98202-1150.

DEIXE UMA RESPOSTA