iTero Element 5D na detecção e monitoramento de cáries interproximais 

iTero Element 5D na detecção e monitoramento de cáries interproximais 

A Align Technology anuncia os resultados de um estudo clínico multicêntrico que valida e demonstra os benefícios significativos do sistema de imagem iTero Element 5D como um auxílio na detecção e monitoramento de lesões de cárie interproximal supragengival, sem a utilização de radiação ionizante.

Com título “Reflected near-infrared light versus bite-wing radiography for the detection of proximal caries: a multicenter prospective clinical study conducted in private practices,” (“Luz infravermelha versus radiografia interproximal para a detecção de cárie interproximal: um estudo clínico prospectivo multicêntrico conduzido em clínicas particulares”), o material completo foi publicado no Journal of Dentistry, em 24 de outubro de 2021.

O estudo clínico foi delineado para comparar a detecção de cáries interproximais (cavidades dentárias e cáries nas superfícies interproximais dos dentes adjacentes) por dentistas utilizando a tecnologia de luz infravermelha próximo (NIRI) e radiografia interproximal (radiografia projetada para mostrar as coroas dos dentes posteriores superiores e inferiores, simultaneamente). Os resultados demonstraram alta precisão (p <0,0001) na detecção de lesões de cárie precoces em esmalte (88,6%) e de lesões cariosas envolvendo a junção amelo-dentinária (96,9%).

Além disso, o estudo comparou a tecnologia NIRI e a radiografia interproximal em relação ao desbridamento visual da cárie (remoção clínica da cárie dentária). Quando comparada com a avaliação clínica de lesões interproximais posteriores observadas durante o desbridamento de cárie, a tecnologia NIRI do sistema de imagem iTero Element 5D foi 66% mais sensível, comparada à radiografia interproximal e demonstrou 96% de sensibilidade para detecções de lesões interproximais posteriores.

“Estamos satisfeitos em ver que os resultados dessas descobertas clínicas validam ainda mais o que os cirurgiões-dentistas e seus pacientes experimentam. Os recursos de visualização do sistema de imagem do iTero Element 5D ajudam na detecção precoce de lesões de cárie interproximais, sem a utilização de radiação ionizante”, explica Yuval Shaked, vice-presidente sênior e diretor administrativo, scanner e negócios de serviços da iTero na Align Technology.

“Este estudo enfatiza o papel valioso que o sistema de imagem do iTero 5D com tecnologia NIRI já está fornecendo aos cirurgiões-dentistas e sua equipe para apoiar suas avaliações odontológicas, opções gerais de tratamento e cuidados de saúde oral do paciente. Quando combinado com a facilidade de uso e a experiência confortável para uma ampla população de pacientes, o sistema de imagem do iTero 5D, com tecnologia NIRI, é uma ferramenta essencial para qualquer consultório odontológico”, reforça.

Como parte do estudo, o sistema de imagem do iTero Element 5D foi usado para realizar escaneamentos intraorais em 100 pacientes, em cinco clínicas odontológicas, na Alemanha e no Canadá. O sistema de imagem do iTero Element 5D possui tecnologia NIRI que escaneia a estrutura interna de um dente (esmalte e dentina) em tempo real e auxilia na detecção de cáries enquanto captura simultaneamente imagens 3D coloridas da dentição. As imagens dos dentes posteriores (parte posterior da boca), geradas com a tecnologia NIRI, foram usadas para detectar cáries interproximais e os resultados foram comparados com a radiografia interproximal. Verificou-se que a tecnologia NIRI é mais sensível do que a radiografia interproximal na detecção de lesões de cárie iniciais em esmalte e comparável na detecção de lesões dentárias.

O principal autor do estudo, Dr. Zvi Metzger, Professor dos Departamentos de Biologia Oral e Endodontia da Escola de Medicina Dentária Goldschleger, Universidade de Tel Aviv, comenta sobre os resultados do estudo: “As imagens geradas com a tecnologia NIRI, durante o escaneamento 3D de arcos dentais, com o scanner do sistema de imagem do iTero Element 5D, podem ser usadas ​​de forma confiável para detecção, triagem e monitoramento de cáries interproximais. Este método para detecção de cárie pode potencialmente minimizar o uso tradicional de radiação ionizante”.

A Dra. Peggy Bown, participante do estudo, compartilhou que: “Como usuária atual do sistema de imagem do iTero Element 5D, participar do estudo foi muito benéfico para mim. Eu pude ver ainda mais o valor clínico deste produto por meio de sua alta sensibilidade na detecção de lesões de cárie precoces em esmalte e facilidade de uso. Ter um aparelho completo como esse elimina a necessidade de vários dispositivos, esterilização repetitiva e minimiza o uso de radiação prejudicial”.

Informações da Assessoria de Imprensa

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio
Anuncio