CIOSP: 60 anos transformando a história da Odontologia

A 35ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, um dos mais respeitados eventos odontológicos do mundo, acontece entre os dias 1º e 4 de fevereiro de 2017, no Expo Center Norte.

Acompanhe a entrevista com o Dr. Marcos Capez, coordenador executivo do congresso, e saiba mais sobre as novidades que serão apresentadas durante esses quatros dias dedicados aos cirurgiões-dentistas e estudantes de todo o mundo.

Por: Vanessa Navarro


Local Odonto –
O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo comemora 60 anos. Como o senhor define a trajetória de sucesso do evento?
Marcos Capez – O 1º Congresso Odontológico Paulista aconteceu em 1957, na tradicional Galeria Prestes Maia, no centro da cidade de São Paulo. O evento, que foi idealizado pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), aconteceu com o intuito de reunir profissionais e instituições da área, e foi chamado de Congresso Paulista de Odontologia.
A partir de 1970, o evento passou a ser realizado bienalmente, mas o sucesso e a repercussão em níveis nacional e mundial levaram a APCD a realizá-lo anualmente. Foi assim que surgiu o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) – como o conhecemos hoje.
O CIOSP é um dos eventos mais respeitados da Odontologia mundial, que se supera a cada ano em qualidade e recorde de público. Os 60 anos do CIOSP representam a força de uma entidade sólida e comprometida com a classe odontológica, como é a APCD – cuja atuação na formação e no crescimento profissional e científico dos cirurgiões-dentistas de São Paulo e de todo o Brasil é notável.
O CIOSP põe em prática os principais objetivos da APCD, que é atualizar seus participantes, promover a troca de experiências, desenvolver o senso crítico dos especialistas, estimular parcerias e ainda realizar uma feira comercial, que se posiciona entre as quatro que geram o maior volume de negócios em nível internacional.
Com o lema “Há 60 anos transformando a história da Odontologia”, o 35º CIOSP é o primeiro grande evento de 2017 no Estado de São Paulo. A edição passada recebeu mais de 90 mil congressistas. Com a economia nacional dando sinais de retomada de crescimento, acreditamos que esta edição comemorativa do CIOSP será marcada pelo sucesso.


Local Odonto –
Renomados profissionais de saúde bucal – nacionais e internacionais – ministrarão palestras durante esse grande encontro. O que a 35ª edição traz de diferente das outras edições?
Marcos Capez – A grade científica está bastante diversificada e atende às grandes demandas do mercado. São quatro dias de evento com aulas que vão das 10h às 18h. Divididas em 12 módulos, essas aulas poderão ser feitas individualmente ou em bloco. Já confirmamos a participação de 169 palestrantes que são referências em suas especialidades.
Além de grandes profissionais do Brasil, vamos receber professores do Peru, Equador, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Itália. Toda essa sofisticação da programação científica está alinhada com o novo papel que o cirurgião-dentista desempenha hoje em dia.
Todos sabem que a saúde bucal está intrinsecamente relacionada com a saúde geral da população. Além disso, aprendemos a valorizar a estética do sorriso. Sendo assim, hoje as pessoas buscam serviços odontológicos para respirar e dormir melhor, para ter mais saúde, menos dores na face, para enfrentar o estresse, para melhorar o desempenho nos esportes, para mastigar melhor e para sorrir com mais alegria e autoconfiança – isso para dizer o mínimo. Assim sendo, o conteúdo traduz com fidelidade as novas demandas do mercado.
Podemos destacar grandes nomes da Odontologia que vão participar do 35º CIOSP: Gustavo Giordani, Victor Clavijo, Luiz Narciso Baratieri, Rodrigo Neiva, Andre Callegari, Israel Chilvarquer, Carlos de Carvalho, Paulo Kano,  José Alfredo Mendonça, Eduardo Ayub,  Ricardo Andrés, Mario Zuolo e Newton Fahl.


Local Odonto –
Com o tema “Há 60 anos transformando a história da Odontologia”, o evento será prestigiado por aproximadamente 100 mil participantes, entre cirurgiões-dentistas, estudantes de Odontologia e outros profissionais da área da saúde. Como foi elaborada a programação científica para atender às necessidades de todos os congressistas?
Marcos Capez – Além de considerar que cada um dos mais de 200 expositores traz novidades e gera conhecimento aos milhares de visitantes que percorrem os três pavilhões do Expo Center Norte, a APCD preparou cerca de 400 horas/aula na grade científica, com aulas, workshops e hands-on.
As novidades se concentram mais na facilidade de como esta edição classificou os cursos em módulos de especialidade e em como a vida do congressista é facilitada ao baixar o aplicativo do evento – tendo acesso a todas as informações do congresso na palma da mão, literalmente.
Como já mencionado, os congressistas terão a possibilidade de fazer um grande “intensivão” de conhecimento durante os quatro dias de evento, atualizando-se sobre temas superatuais e necessários para aumentar a competitividade do mercado.


Local Odonto –
Apesar da crise econômica que se desenrolou ao longo deste ano, o CIOSP já conta com um número bem expressivo de expositores confirmados para a feira odontológica. O que os participantes do CIOSP poderão encontrar de novidades no mercado durante os quatro dias do evento?
Marcos Capez – O CIOSP sempre abre espaço e faz questão de receber expositores de todos os tamanhos e representatividade na economia do país. Sendo assim, há desde aquele fornecedor de materiais básicos, em que não há muitas mudanças de um ano para outro – como indumentária, móveis e materiais básicos – até aqueles que investem pesado em novas tecnologias voltadas para o bem-estar dos pacientes, melhor atendimento, materiais ultramodernos que substituem técnicas tradicionais etc.
Como a maior parte dos expositores guarda a sete chaves as novidades para serem lançadas somente às vésperas do CIOSP, ainda não temos como revelar esse tipo de surpresa. Mas tão logo as empresas comecem a divulgar o que de novo vão apresentar no 35º CIOSP, nossos meios de comunicação, incluindo o www.blogdociosp.com, imediatamente vão fazer chegar essas novidades à mídia.


Local Odonto –
“Gestão e Marketing” certamente será um dos pontos altos do evento, afinal, são muitos os desafios para uma administração eficiente na atualidade. Quais foram os critérios utilizados para a elaboração dos temas que serão discutidos neste módulo?
Marcos Capez – Todos os temas dos módulos têm uma importância grande hoje em dia, incluindo Gestão & Marketing, e estão alinhados com as demandas de mercado, abordando necessidades individuais de cada profissional. Ao longo dos anos, temos percebido que a formação clássica do cirurgião-dentista costuma ser falha no sentido de prepará-lo para ser um empreendedor. Ou seja, o universitário se gradua, especializa-se, mas ainda carece de conhecimento para gerenciar seu negócio, promover seu trabalho, valorizar sua posição no mercado, atuar junto às entidades de classe, investir no networking e fazer uso das mídias sociais e de ações de comunicação e marketing para ganhar visibilidade. Sendo assim, convidamos profissionais que vêm se especializando nesse sentido, a fim de que possam compartilhar seu conhecimento e multiplicar resultados positivos.
Teremos 12 grandes profissionais se apresentando na quinta-feira (dia 2 de fevereiro) e na sexta-feira (dia 3), das 10h às 18h, no auditório Gestão & Marketing.


foto marcosMarcos Capez
Cirurgião-dentista. Especialista em Prótese Dental. Especialista em Periodontia. Coordenador executivo do 35º CIOSP.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA