ABO lança campanha de doação de sangue

doação de sangue

De acordo com o presidente da Rede ABO, Luiz Fernando Varrone, temos cirurgiões-dentistas do tipo A, AB ou O, mas todos são bem-vindos para serem doadores do tipo ABO. “A ideia é incentivar os cirurgiões-dentistas a serem doadores e a divulgarem a importância da doação de sangue em seus consultórios, estendendo assim nossa iniciativa a todos os seus pacientes. Nessa campanha, somos todos positivos”.

Segundo o Ministério da Saúde, a doação é responsável por garantir a reserva de sangue que será utilizada para salvar vidas em diversas situações, como portadores de doenças crônicas (talassemia e doença falciforme), pessoas com determinados tipos de câncer e pacientes que se submetem a transplantes ou cirurgias de grande porte, ou sofrem algum tipo de acidente e precisam de transfusão de sangue, entre outros casos.

Foram doadas 9.748.969 bolsas de sangue no Brasil, em 2014. A taxa de doação de sangue naquele ano foi de 18,49 por mil habitantes (ou 1,8%), bem próximo da porcentagem mínima recomendada pela Organização Mundial de Saúde (1%). Os dados referentes às coletas de 2015 ainda não foram consolidados.

O Ministério da Saúde recomenda que o candidato a doador procure o hemocentro mais próximo para conhecer as condições básicas de doação e seja sincero na entrevista que antecede o procedimento.

Participe da campanha “Sou doador do tipo ABO”. Doe, engaje-se e divulgue.

Requisitos para a doação de sangue

  • Ter entre 16 e 69 anos.
  • Pesar 50 kg no mínimo.
  • Estar em bom estado de saúde geral.
  • Não estar cansado.
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
  • Não estar em jejum.
  • Estar bem hidratado.

Clique aqui para acessar a lista de hemocentros no site do ministério.

Se preferir, outra opção é a Fundação Pró-Sangue. Basta entrar no site e clicar em hemocentros ou entrar direto no endereço www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros.


Fonte: ABO

DEIXE UMA RESPOSTA