A prática diária da ginástica laboral pode prevenir as doenças ocupacionais. “A indicação é fazer os exercícios sob orientação de um profissional especializado, porém, alguns alongamentos simples podem ser feitos no consultório. Em caso de dor, eles devem ser suspensos, e a procura de um profissional é recomendada”, esclarece Vanessa Camilo Borges, educadora física e especialista em Fisiologia do Exercício e em Ginástica Laboral.
Os exercícios de 1 a 15 são realizados na posição sentado, com a região renal apoiada no encosto da cadeira, as coxas totalmente apoiadas no assento e com os pés totalmente apoiados no chão.
Exercício 1 – Fazer uma rotação dos ombros para trás e para frente.
Exercício 2 – Estender os braços na frente do corpo com os dedos entrelaçados.
Exercício 3 – Ainda com os braços estendidos, elevá-los acima da cabeça.
Exercício 4 – Com os cotovelos apoiados, entrelaçar os dedos e mexer os punhos em todos os sentidos.
Exercício 5 – Com o braço estendido na frente do corpo, fazer a extensão do punho, puxando os dedos para baixo. Uma vez de cada lado.
Exercício 6 – Na mesma posição, fazer a flexão do punho, puxando os dedos para cima. Uma vez de cada lado.
Exercício 7 – Estender o braço na frente do corpo (ao lado) e empurrá-lo para trás, pelo cotovelo. Uma vez de cada lado.
Exercício 8 – Elevar o braço flexionado nas costas e o antebraço por trás da cabeça. Puxar o cotovelo para baixo com a mão oposta. Uma vez de cada lado.
Exercício 9 – Com os braços estendidos ao lado do corpo, abrir a mão com os dedos bem estendidos.
Exercício 10 – Com os braços estendidos ao lado do corpo, após abrir a mão com os dedos bem estendidos, fechá-la bem forte. Repetir várias vezes.
Exercício 11 – Sentado na ponta da cadeira ou mocho, flexionar o tronco sobre as pernas. Deixar os braços soltos.
Exercício 12 – Ainda na ponta da cadeira, estender uma das penas para frente e tentar segurar o pé (dedos para cima). A outra perna deve estar flexionada. Repetir do outro lado.
Exercício 13 – Com as mãos na nuca (dedos entrelaçados) puxar a cabeça para baixo.
Exercício 14 – Puxar devagar a cabeça para o lado. Repetir para o outro lado.
Exercício 15 – Sentado com as costas bem apoiadas, estender os braços atrás do corpo, forçando os ombros para trás.
Exercício 16 – Em pé, flexionar uma perna para trás e segurar o pé. A perna de apoio deve estar levemente flexionada. Repetir do outro lado.
Exercício 17 – Ainda em pé, flexionar uma das pernas a frente do corpo e estender a de trás. Repetir para o outro lado.
De acordo com Vanessa Camilo Borges, é necessário seguir à risca as orientações, para não haver problemas posturais secundários. “Todos os exercícios devem ser repetidos de duas a três vezes, permanecendo, no mínimo, 10 segundos em cada posição”, ensina.
Interessante.