Todo consultório odontológico deveria possuir um banco de dados atualizado de todos os seus clientes. Considerado um ativo valioso em qualquer empresa, o banco de dados de clientes reúne as principais informações cadastrais dos indivíduos que se relacionam e fazem negócios com a organização.
No caso do cirurgião-dentista, as informações mais valiosas são: nome completo do paciente, data de nascimento, endereço completo, e-mail, telefone fixo e celular, data de início do tratamento, tratamento odontológico realizado, e quem o indicou. Recomendo que esses dados, captados nos primeiros contatos com o paciente, sejam armazenados no software de gestão utilizado pelo consultório ou, na sua ausência, em uma planilha.
É importante saber que essas informações só se tornam relevantes para o seu negócio se forem utilizadas de forma estratégica por você e pela a sua equipe. De nada adianta o armazenamento de dados se não utilizados de forma que gerem resultados positivos para o seu consultório. Refiro-me ao uso dessas informações para estreitar o relacionamento com seu paciente, para trazê-lo de volta ao seu consultório, para alavancar a carteira de clientes.
Conhecendo a data de aniversário de seu paciente, você pode enviar-lhe uma mensagem, ou até mesmo um cartão de aniversário personalizado, seja por correspondência – por isso a necessidade do endereço completo-, por e-mail ou mesmo via WhatsApp. E que tal uma ligação telefônica dando-lhe os parabéns? Quem é que faz isso hoje em dia? De posse do endereço, você pode, ao final do tratamento do seu paciente, enviar uma carta agradecendo a confiança depositada em seu trabalho, fazer algumas recomendações clínicas e alertar sobre a necessidade de um retorno dentro de um determinado período.
O número do telefone celular do paciente permite a você lembrá-lo da data e horário da próxima consulta, municiá-lo com orientações sobre sua saúde bucal, informá-lo das novidades do seu consultório e de sua carreira profissional e criar um canal eficaz de comunicação. Tudo isso por meio de ligações telefônicas ou envio de mensagens via SMS ou WhatsApp. Não se esqueça que estamos nos referindo a um canal de mão dupla, ou seja, aqui se envia e se recebe comunicação.
Com o e-mail do paciente, pode-se desenvolver ações de e-mail marketing. Periodicamente você cria e envia um boletim de notícias com artigos (de sua autoria ou de terceiros), orientações, dicas e curiosidades. Aqui você pode também praticar o seu marketing pessoal, incluindo notícias sobre a sua carreira profissional – notas publicadas na mídia – e sobre sua participação em cursos e congressos. Vale também incluir depoimentos de pacientes.
Identificar a pessoa ou o profissional de Odontologia que indicou o paciente a você é também de grande relevância. Você deve – e é sua obrigação – contatá-lo para agradecer a indicação. Àqueles que o fazem de forma mais frequente, enviar um “mimo” de agradecimento demonstra a sua gratidão e reconhecimento pelo favor prestado. Esse gesto pode lhe garantir indicações futuras. São conquistas de clientes sem muitos esforços.
Como podemos perceber, ter em mãos os dados de seus clientes permitem a você desenvolver importantes estratégias de marketing de relacionamento, que tem como objetivos o retorno do seu paciente ao consultório – para novos tratamentos – e a indicação deste de novos pacientes. Manter um cliente custa muito menos do que atrair um novo cliente. Isso serve também para o seu negócio. Por isso, invista seu tempo e esforço na criação e atualização desse banco de dados. Esse banco vai gerar muitas riquezas para o seu negócio.
Continue aprendendo. Continue empreendendo.
Fábio Iwakura
Graduado em Administração de Empresas. Especialista em Marketing e Desenvolvimento Gerencial. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Marketing e Gestão de Negócios. Consultor de gestão de consultórios odontológicos. Sócio-diretor da Inteligência Consultoria Empresarial. Docente dos cursos de Graduação e Pós-graduação (MBA). Palestrante.
www.consultordedentistas.com.br
Ótimo artigo Fábio! Fazem 3 meses que adotamos um banco de dados e realmente faz toda a diferença.