Saiba como potencializar os cuidados com a saúde oral em casa

O mercado de beleza e saúde nunca para de crescer. A todo momento, novas tendências e produtos inovadores surgem para as mais diversas finalidades, desde cuidados com os cabelos até rejuvenescimento da pele. Nesse meio, os produtos para manutenção da saúde oral e melhora da aparência dos dentes, muitas vezes, acabam passando despercebido. Mas o que poucos sabem é que esse setor tem crescido cada vez mais, principalmente em meio a pandemia, quando o uso das máscaras e as descobertas sobre o impacto da saúde oral nos casos de COVID-19 nos estimularam a cuidar mais dos dentes e gengivas. E os novos produtos que estão surgindo para essa finalidade são realmente revolucionários.

Confira três inovações odontológicas que prometem mudar a forma como cuidamos da saúde oral hoje.

Escova com mais de 10 mil cerdas

Uma grande quantidade de cerdas ultramacias é a melhor maneira de garantir máxima eficácia da escovação e menor é o acúmulo de placa bacteriana no dente sem traumas. E uma grande inovação nesse sentido é a Escova Velvet, da Curaprox, que conta com 12.460 cerdas para formar uma superfície extremamente eficaz na limpeza dos dentes sem perder a suavidade e delicadeza. “A escova dental Velvet é um marco na Odontologia mundial, pois é a escova com maior número de cerdas do mundo. As cerdas da escova ainda são ultramacias, com pontas arredondadas e feitas de Curen®, um tipo de fibra mais fina e macia capaz de desorganizar totalmente a placa bacteriana sem causar injúrias ou traumatismos que provocam retrações gengivais e o desgaste do esmalte dental no longo prazo”, afirma o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP.

Evolução do fio dental

Já é de conhecimento geral que a utilização do fio dental é indispensável para uma boa higienização oral, já que limpa os espaços entre os dentes que a escova não consegue alcançar. Mas mesmo o fio dental não é capaz de higienizar com eficácia toda a região interdental. Pensando nisso, a Curaprox apresenta a CPS Prime, uma escova interdental capaz de desorganizar a placa bacteriana localizada entre os dentes com efetividade superior ao fio dental. “Muitos dentes, especialmente os posteriores, possuem uma depressão na área entre os dentes que apenas a escova interdental é capaz de atingir e higienizar adequadamente”, destaca o Dr. Hugo. Mas vale ressaltar que a escova interdental não substitui completamente o fio dental, devendo então ser usada em conjunto. “Enquanto o fio dental auxilia na remoção de detritos alimentares e pontos de contato muito apertados, a escova interdental realiza a desorganização da placa bacteriana nas irregularidades e depressões interdentais que o fio dental não consegue higienizar”, destaca.

Enxaguatório oral com ação antiviral

O combate aos vírus e bactérias é um assunto que nunca esteve tão em alta. E, nesse cenário, a cavidade oral ganha destaque, já que a saliva, apesar de proporcionar diversos benefícios para a saúde bucal, abriga milhões de microrganismos, sendo assim um meio importante de transmissão de vírus e bactérias. Por isso, os enxaguatórios orais com ação antiviral tem ganhado cada vez mais atenção, com destaque para a linha PerioPlus+ da Curaprox. “Os enxaguatórios orais PerioPlus+ são formulados com CITROX®, que é um agente antimicrobiano muito eficaz, com efeito bactericida, antifúngico e antiviral. Além disso, possuem Clorexidina, um agente antisséptico de amplo espectro de ação contra microrganismos patogênicos, sendo assim considerado o enxaguatório oral ‘padrão-ouro’ na Odontologia”, completa o Dr. Hugo.

Estudos inclusive apontam que a combinação da Clorexidina com CITROX® é mais efetiva e poderosa quando comparada à Clorexidina de forma isolada, sendo extremamente eficaz contra uma ampla gama de microrganismos e dificultando o acúmulo de biofilme oral, porém, sem causar impacto negativo no paladar ou no esmalte dos dentes. “Um dos produtos da linha, o PerioPlus+ Regenerate, ainda traz em sua formulação a Ciclodextrina, que possui ação antiviral específica, já que é capaz de desestruturar as proteínas que revestem a parede celular dos vírus, eliminando-os”, finaliza o Dr. Hugo Lewgoy.