No Brasil, estima-se que 2,5 milhões de pessoas acima de dois anos têm deficiência intelectual, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, essa parcela da população ainda é alvo de preconceito, sendo erroneamente enxergada como incapaz de realizar tarefas rotineiras, como trabalhar, estudar ou ter uma vida afetiva e social. Para ajudar a combater esse cenário, a empresa suíça Curaprox lança uma edição especial de suas escovas: a CS 5460 Duo Instituto Jô Clemente, que terá parte da renda de suas vendas revertida ao Instituto Jô Clemente (IJC), Organização sem fins lucrativos que visa promover a autonomia e a inclusão das pessoas com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista (TEA) e doenças raras e contribuir para a prevenção e promoção de saúde. “A conscientização da sociedade é o nosso principal objetivo com esse tipo de ação. Com a oportunidade de atingir mais pessoas, queremos que a população conheça melhor o trabalho do IJC e possa se engajar com nossa causa, contribuindo para a inclusão plena de pessoas com Deficiência Intelectual na sociedade”, diz Daniela Mendes, Superintendente Geral do Instituto Jô Clemente (IJC).
Segundo Milton Ramalho, diretor da Curaprox Brasil, o propósito da parceria com o IJC é, inicialmente, contribuir com o Instituto por meio da captação dos royalties decorrentes das vendas das escovas. “Acreditamos que o desenvolvimento dessa parceria também pode auxiliar na divulgação do trabalho e da nova identidade do IJC, principalmente para as novas gerações, já que o nosso consumidor é majoritariamente jovem e engajado em causas sociais”, afirma o executivo.
Em embalagem duo, as escovas trazem as já consagradas características das escovas Curaprox combinadas a detalhes que remetem ao IJC, como as cerdas nas cores do instituto. “As 5460 cerdas ultramacias presentes nessas escovas são feitas de Curen®, um tipo de fibra mais fina e macia capaz de desorganizar totalmente a placa bacteriana sem causar traumatismos que, a longo prazo, provocam retrações gengivais e o desgaste do esmalte dental”, destaca o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP.
As escovas estão disponíveis em quatro opções de embalagens exclusivas, incluindo uma versão estampada com o famoso carimbo dos pés de bebê, que remete à realização do exame conhecido como Teste do Pezinho. “O IJC é pioneiro na implementação do Teste do Pezinho no país, que é um direito do bebê e deve ser oferecido a todos os recém-nascidos para o diagnóstico precoce de doenças graves e raras que, se não tratadas a tempo, podem gerar graves sequelas e levar a criança à morte”, explica Daniela Mendes. O icônico pezinho também está estampado no cabo das escovas, disponíveis em duas cores: preto e branco. “Os cabos ainda possuem um design exclusivo que favorece a angulação correta durante o ato da escovação, que deve ser realizada em um ângulo de 45°”, destaca o Dr. Hugo Lewgoy. No verso das embalagens também é possível encontrar um QR Code que permite conhecer e contribuir com o trabalho do Instituto Jô Clemente (IJC).
Milton Ramalho explica que a Curaprox somente investe em parcerias com instituições que abraçam causas sérias e com propósitos parecidos. “Graças à parceria com o IJC, conseguimos garantir higiene oral eficaz ao mesmo tempo em que abrimos os olhos da população sobre a importância dessa causa”, diz Milton. “O IJC fica muito satisfeito por se aliar com marcas como a Curaprox que estão alinhadas com a nossa missão de promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Parcerias como essa oferecem à população a oportunidade de adquirir produtos de marcas que possuem um compromisso genuíno com causas sociais”, explica Daniela Mendes.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com Deficiência Intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo, contemplando sete doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre deficiência intelectual, transtorno do espectro autista (TEA) e doenças raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a organização.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC, o primeiro do Brasil com 100% de acessibilidade.
Informações da Assessoria de Imprensa