Plenum lança os primeiros regenerativos 100% sintéticos

Plenum lança os primeiros regenerativos 100% sintéticos

A busca por soluções inovadoras e de alta qualidade, que proporcione confiança ao dentista e segurança ao paciente, é o que move empresas e profissionais do setor odontológico hoje. Pensando nisso, a Plenum apresenta ao mercado os primeiros regenerativos 100% sintéticos, que mimetizam os tecidos humanos. Inovadores, os produtos possuem diversas características biológicas favoráveis ao processo de regeneração.

A linha de produtos da Plenum é livre de materiais de origem animal e humana, o que os isenta de informações genéticas ou outras moléculas, minimizando as respostas imunogênicas e inflamatórias. Assim, são considerados biomateriais seguros. A morfologia da superfície e as propriedades físico-químicas desses produtos favorecem uma excelente absorção de fluidos e, consequentemente, absorção de moléculas, adesão e proliferação celular, diminuindo o risco de rejeição do organismo do paciente.

Segundo Sybele Saska, gestora do setor de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação e responsável técnica da Plenum, o maior desafio para produção destes produtos na forma sintética foi garantir as características dos tecidos humanos em suas estruturas em escala industrial. “Conseguimos unir as características particulares dos produtos já disponíveis no mercado em um único item, ao combinar as propriedades mecânicas, usabilidade e fixação de uma membrana não absorvível com as propriedades hidrofílicas e biológicas de uma membrana absorvível a base de colágeno, o que a torna única no mercado”, explica.

Plenum Guide

A membrana oferece inúmeros benefícios clínicos: é sintética, seletiva, absorvível, hidrofílica, flexível, elástica, maleável e não há alteração dimensional, principalmente em espessura, durante o manuseio e na presença de fluidos corporais, sendo ideal para ser aplicada com o Plenum® OSShp para obter os resultados desejados. A microestrutura imita a matriz extracelular, o que favorece a adesão, o reconhecimento, a integração e a proliferação celular. Em sua composição, é utilizado o material polidioxanona, uma substância que conduz as células a se aderirem e se proliferarem com o objetivo de diminuir qualquer risco de rejeição e inflamação.

Plenum OSShp

É uma biocerâmica bifásica sintética porosa (hidroxiapatita: β – fosfato tricálcico, HA: β-TCP – 70:30%), cujos cristais de HA reabsorvem lentamente favorecendo a manutenção do volume ósseo. A fase cristalina de β-TCP reabsorve em uma taxa de dissolução mais rápida, conferindo à biocerâmica uma bioatividade e promovendo a adesão celular e uma eficiente formação de osteoide adjacente aos grânulos. Os grânulos desse material sintético apresentam a reabsorção parcial e substituição por tecido ósseo neoformado em torno de quatro meses em defeitos ósseos menores e, de oito a 10 meses em reconstruções ósseas maiores, sendo que a manutenção de volume deste enxerto ósseo, por longos períodos, é dado pela fase cristalina de hidroxiapatita. Partículas do enxerto ósseo permanecem integradas ao osso neoformado, essa característica do produto confere estabilidade dimensional do rebordo alveolar e ótima estabilidade primária do implante a ser inserido na região enxertada

Informações da Assessoria de Imprensa

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio
Anuncio