O encantamento de clientes é um conceito cada vez mais presente no mundo dos negócios. Trata-se de uma abordagem estratégica que busca criar experiências memoráveis e positivas para os consumidores, a fim de fidelizá-los e torná-los verdadeiros defensores da marca.
Em um mercado extremamente competitivo, onde produtos e serviços são cada vez mais similares, encantar os clientes é um diferencial fundamental para se destacar e conquistar a preferência do público. Em clínicas odontológicas, por exemplo, o encantamento é essencial para fidelizar e atrair novos pacientes.
De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, os pacientes, geralmente, vão ao dentista com uma certa apreensão, medo ou ansiedade. “E cabe à clínica e aos profissionais proporcionar uma experiência positiva e acolhedora, que vai além da qualidade do serviço prestado. O encantamento de clientes nesse tipo de mercado pode ser alcançado por meio de diversos aspectos, como empatia, comunicação do profissional, higiene, organização do ambiente, pontualidade e o atendimento personalizado”, relata.
Além disso, o especialista acredita que cuidados adicionais podem ser o ponto que faltava para conquistar de vez os clientes. “Música ambiente, uma decoração acolhedora e um café ou chá oferecido na recepção são capazes de contribuir para criar um ambiente agradável e encantador para o paciente. E é isso o que irá estabelecer uma relação de confiança e fidelidade, além de contribuir para a reputação positiva da clínica perante o mercado”, pontua.
Para o CEO da SIS Consultoria, é preciso entender que a experiência dos clientes deve ser pensada como um todo, desde o primeiro contato até o pós-venda. “Cada detalhe é importante para que ele se sinta valorizado e tenha uma experiência satisfatória. O objetivo, aqui, é criar um relacionamento duradouro com o consumidor, fazendo com que ele seja um grande defensor da marca. Dessa forma, o encantamento de clientes não é apenas uma estratégia de marketing, mas também uma filosofia que deve ser incorporada em todos os aspectos das empresas, desde o treinamento dos colaboradores até a gestão do atendimento aos pacientes”, finaliza Feltrim.
Fonte: Assessoria de Imprensa