Má gestão pode impedir o sucesso de clínicas e hospitais

Má gestão pode impedir o sucesso de clínicas e hospitais

A gestão eficiente de uma clínica é essencial para garantir seu sucesso e proporcionar cuidados de qualidade aos pacientes. No entanto, ao longo do tempo, algumas ações podem colocar em risco o êxito de uma instituição.

Problemas como uma comunicação interna inadequada, falta de planejamento estratégico, má alocação de recursos e ausência de uma liderança inspiradora podem gerar consequências devastadoras, sendo importante encontrar soluções, a fim de promover um ambiente organizacional saudável e bem estabelecido.

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, planejamentos mal executados podem ser o principal problema para a falta de sucesso de uma clínica. “É preciso desenvolver técnicas de gerenciamento de tempo para cumprir horários rigorosamente e manter uma organização efetiva dos processos. Assim, evita-se a insatisfação dos pacientes e o efeito cascata dos atrasos”, revela.

A falta de um planejamento eficiente pode, até mesmo, atrasar consultas que já estavam agendadas. “Em um consultório odontológico, por exemplo, é preciso estabelecer uma cultura de confirmação das consultas com antecedência. Para isso acontecer com profissionalismo, a melhor solução é um software de gestão completo e eficiente”, pontua.

Para Feltrim, contar com esse tipo de solução é fundamental para modernizar as operações e criar uma vantagem competitiva em relação à concorrência. “No entanto, antes de comprar qualquer programa, é importante solicitar um período de demonstração para realizar testes. Não se deve cair na conversa de empresas que afirmam ter desenvolvido o melhor software do mundo sem testá-lo por pelo menos um mês”, alerta.

A ausência de um plano B em casos de eventualidades inesperadas também é uma das principais razões para a falta de sucesso de algumas clínicas. “Ter uma ideia de contingência é importante para mitigar os riscos e garantir que o consultório esteja preparado para enfrentar desafios repentinos, seja com recursos de reserva para aquisição de novos equipamentos ou com estratégias para aumentar a captação de pacientes e otimizar o faturamento durante períodos difíceis”, relata.

Mesmo com todos os planos de contingência, se não houver profissionais capacitados na equipe, os esforços serão em vão. “A capacitação é um investimento que deve ser realizado periodicamente. Muitos gestores deixam essa obrigação de lado por acreditarem que os colaboradores podem sair da empresa após desenvolverem seus conhecimentos, mas é importante pensar, primeiramente, nos benefícios que eles trarão à organização e aos pacientes”, pontua.

Os cuidados também devem se estender às estratégias de marketing digital, como o tráfego pago. “Usar palavras complexas nos anúncios não irá trazer mais pacientes para dentro da clínica. É preciso desenvolver estratégias que sejam entendidas facilmente, com ações que se comuniquem com o público que queremos atingir. Apostar no Google Ads e utilizar o Google Business pode ser o caminho para alcançar o maior número possível de clientes. Além disso, é importante construir relacionamentos nas redes sociais, e isso só acontece com conteúdos interessantes sendo postados”, declara Feltrim.

Para o especialista, entender as necessidades dos pacientes deve ser uma prioridade. “É interessante realizar uma pesquisa NPS (Net Promoter Score) anual com algumas perguntas básicas para os clientes. Assim, é possível obter insights valiosos sobre a experiência dos pacientes e a qualidade dos serviços oferecidos, identificando áreas específicas que precisam ser melhoradas para alcançar um atendimento mais satisfatório. Por meio dessa pesquisa, a clínica pode tomar decisões estratégicas, implementar mudanças efetivas e garantir a excelência em seus serviços”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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