Lançada pela Faculdade de Odontologia da USP, a campanha “O Endereço da Fada do Dente” tem como objetivo aumentar as doações de dentes de leite que normalmente são descartados.
A iniciativa busca mostrar que, ao invés de deixar o dente de leite embaixo do travesseiro para a “fada” trocar por dinheiro, jogar em cima do telhado, ou até ir para o lixo, pais e filhos podem ajudar a Ciência, doando o material à Fousp.
O professor do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da instituição, José Carlos Pettorossi Imparato, afirma que o dente é um órgão e ele deve ser tratado como tal, por isso, não pode ser descartado. “Muitas pessoas não sabem que um dente também é um órgão. Dependendo da forma que é retirado, manipulado e armazenado, ele pode servir até para pesquisas sobre células-tronco. E, você, cirurgião-dentista, tem como missão informar e orientar a população sobre a importância dos dentes depois que ele é extraído, e que podem ser usados em estudos científicos que ajudam milhares de pessoas”.
Os profissionais poderão doar os dentes durante o 38º CIOSP, no estande do Posto de Vacinação, no Pavilhão Azul, e todos receberão um certificado de colaboração e doação de dentes. “Queremos mobilizar todas as regiões do Brasil sobre a importância da doação de dentes. Todos os dentes recebidos serão catalogados e haverá uma parceria com todos os bancos de dentes e biobancos registrados no Brasil e vamos disponibilizar para as outras regiões que necessitarem”, ressalta Imparato.
Fonte: Assessoria de Imprensa