Na última quarta-feira (19), a marca suíça de produtos orais Curaprox, em parceria com o Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), inaugurou o projeto CuraCycle dentro da instituição. “O projeto CuraCycle consiste, principalmente, na instalação de pontos de coleta de escovas dentais, tubos de pasta de dente e outros acessórios de higiene oral usados. O material coletado será transformado por artistas plásticos em obras de arte, que, por sua vez, serão leiloadas como forma de gerar renda para a ONG Amigo da Vez, que atende crianças carentes proporcionando saúde oral”, afirma o cirurgião-dentista Dr. Hugo Lewgoy, mestre e doutor em Odontologia pela USP e diretor científico da Curaprox.
Esse é o primeiro ponto de entrega voluntária de resíduos de produtos de higiene bucal do Rio de Janeiro e o segundo do país a ser instalado em uma universidade. A inauguração do projeto aconteceu durante o evento de lançamento do hub de inovação do ISNF e foi acompanhado da mesa redonda “Curacycle: Inovação e sustentabilidade na saúde bucal”, que discutiu sobre o desenvolvimento de soluções sustentáveis em saúde bucal.
Além da instalação do ponto de coleta, os pesquisadores da UFF e da Curaprox vão se dedicar a estudar soluções de aperfeiçoamento da reutilização de produtos de higiene bucal. A startup Reciclotron também se une a parceria, que ainda atuará no investimento de propostas gameficadas para acelerar o letramento ambiental de consultórios odontológicos e da população. “Estima-se que, no mundo, cada habitante consuma durante a vida o equivalente a 5kg de plástico em escovas dentais e tubos de pasta de dente. É muita escova. Então, o foco dessas ações do projeto CuraCycle é justamente conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade e da reciclagem dos resíduos plásticos”, finaliza o Dr. Hugo Lewgoy.
Informações da Assessoria de Imprensa