Uma das grandes novidades do 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), que acontece entre os dias 24 e 27 de janeiro no Expo Center Norte, é o lançamento da escova dental Curaprox Wood Ultra Soft, da Curaprox, que tem cabo de madeira, além das já consagradas características dos produtos da marca. O produto foi pensando para ajudar a reduzir o descarte de resíduos plásticos e contribuir com a sustentabilidade e o meio ambiente enquanto garante uma higiene oral eficaz. “Biodegradável e compostável, o cabo da escova é feito de madeira de faia suíça. E o produto conta como o selo FSC, certificação internacional que garante que a madeira é proveniente de manejo florestal sustentável, o que contribui para a manutenção de um ecossistema florestal saudável”, destaca o cirurgião-dentista.
Segundo o especialista, a madeira de faia suíça é conhecida por sua durabilidade. “Além disso, o cabo da escova é tratado com cera de carnaúba para ajudar a protegê-lo contra os danos causados pela água. Assim, possui a mesma durabilidade das escovas dentais convencionais, devendo ser trocada a cada dois meses, em média”, destaca o especialista. E, por ser feita de pedaços de madeira, cada escova possui um cabo único e exclusivo, o que a torna uma pequena peça de arte da natureza para ser exibida no seu banheiro.
O Dr. Hugo Lewgoy explica que, com escovas de madeira, especialmente as confeccionadas com bambu, é difícil atingir um alto padrão de qualidade em termos de higiene e funcionalidade. A proliferação de fungos, por exemplo, é um grave problema que ocorre nas escovas de bambu. “Isso porque a madeira possui a capacidade de absorver a umidade e liberá-la novamente, assim sofrendo alterações constantes e favorecendo a proliferação de fungos. Além disso, o deslizamento dessas escovas dentais pelas mucosas orais durante a escovação é muito prejudicado, além de poderem soltar farpas e ferir as bochechas. Mas, após extensas pesquisas para entender e controlar esses processos e o desenvolvimento de mais de 48 protótipos, conseguimos criar a Curaprox Wood Ultra Soft, uma escova de madeira que que atende às expectativas mais exigentes e destaca-se como uma alternativa estilosa, eficaz, durável e sustentável às escovas dentais convencionais de plástico”, destaca. E a preocupação com a sustentabilidade vai além do cabo e estende-se também para a embalagem e o folheto que acompanha o produto, que são feitos de papelão e papel reciclados.
Disponível em quatro cores de cerdas (rosa, bordô, verde e azul), a escova dental Curaprox Wood Ultra Soft tem 4440 cerdas ultramacias que não machucam a gengiva durante a escovação dos dentes, pois são feitas de Curen®. “O Curen® é um tipo de fibra mais fina e macia capaz de desorganizar totalmente a placa bacteriana sem causar traumatismos que, a longo prazo, provocam retrações gengivais e o desgaste do esmalte dental”, afirma o cirurgião-dentista.
De acordo com o especialista, a escovas também contam com um design exclusivo que favorece a angulação correta durante o ato da escovação, que deve ser realizada em um ângulo de 45°, com metade das cerdas apoiada sobre os dentes e a outra metade apoiada sobre a margem gengival. “Além disso, as cerdas têm um diâmetro pequeno de apenas 0,10mm. Todas essas características fazem com que a escova seja capaz de atingir locais totalmente inacessíveis às escovas convencionais, promovendo higienização com muito mais eficácia”, destaca o especialista.
As escovas Wood são mais um passo da Curaprox em direção à sustentabilidade, somando-se ao já existente Projeto CuraCycle (https://curacycle.com.br/), que visa a reciclagem dos plásticos provenientes dos acessórios de higiene oral, como escovas dentais, tubos de pasta de dente, caixas de fio dental e pequenos frascos de enxaguatórios orais.
Fonte: Assessoria de Imprensa