Quando o tratamento ortodôntico termina e os dentes estão devidamente alinhados, é impossível parar de sorrir. Afinal, todos querem mostrar o resultado após meses ou anos de tratamento ortodôntico.
No entanto, para manter os resultados do novo sorriso, a contenção é parte fundamental do processo de pós-tratamento ortodôntico. Cerca de 70% dos pacientes que concluíram o tratamento ortodôntico estão sob o risco recorrente de desalinhamento dentário. “Para não entrar nas estatísticas de recidiva, todas as pessoas que passaram por algum tipo de tratamento ortodôntico precisam adotar o uso de contenções ao final do procedimento. A movimentação do corpo humano, o contato entre os dentes inferiores e superiores, o crescimento tardio da mandíbula, entre outros fatores, pode acabar com todo o resultado alcançado”, explica o Dr. Laydir De La Torre, ortodontista e porta-voz da Invisalign.
A contenção Vivera é fabricada pela Align Technology, mesma empresa que projeta e produz os alinhadores transparentes Invisalign, e é uma alternativa moderna e eficaz para a etapa final do tratamento ortodôntico. “O material da contenção Vivera é pelo menos 30% mais resistente e duas vezes mais durável que outros materiais de contenções transparentes, oferecendo segurança, discrição, duração e mais conforto”, explica Renato Mussa, diretor sênior da área clínica da Align Technology na América Latina.
De acordo com o Dr. De La Torre, “pacientes que fizeram qualquer outro tipo de tratamento ortodôntico podem usar o Vivera como uma opção para uma estabilização dental mais higiênica, confortável, transparente e discreta com o contorno gengival exato de cada dente. Ela pode ser facilmente removida para escovação e uso do fio dental, ajudando a reduzir o acúmulo de tártaro na boca do paciente”.
Essas contenções são projetadas para manter os dentes alinhados e imóveis após o fim do tratamento ortodôntico, independentemente do método ou tipo de aparelho. Elas também podem ser usadas com as barras ou fios linguais (conhecido como contenção permanente) e manter espaços sem dentes na posição certa para receber um novo dente.
“O uso da contenção pode facilitar muito a vida do ortodontista e do paciente, pois mantém o resultado do tratamento ortodôntico. As contenções Vivera não são exclusivas para pacientes tratados com os alinhadores Invisalign. Se o sorriso de um paciente com aparelho convencional for escaneado por um scanner intraoral iTero, por exemplo, é possível remover a imagem do aparelho usando uma ferramenta que permite a detecção exata do formato dos dentes e gengivas para fazer o pedido de fabricação da contenção” explica o doutor.
O Dr. De La Torre analisa cada caso, individualmente, com base em sua experiência profissional, para indicar o período de utilização de contenções. “Vejo caso a caso para recomendar o melhor cenário e por quanto tempo a contenção deverá ser usada. Em aproximadamente 80% dos casos de pós-tratamento ortodôntico, recomendo cerca de 10 horas de uso do Vivera por dia, então podem ser usados apenas à noite”, afirma.
Informações da Assessoria de Imprensa