O Conselho Federal de Odontologia (CFO) lança a cartilha “Síndrome de Down: acolhimento às diversidades em ambiente odontológico”. O objetivo é expandir o olhar inclusivo do cirurgião-dentista no cuidado com a saúde bucal de pacientes com Síndrome de Down, para além dos especialistas em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais.
A cartilha marca este 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down. Para os Conselhos de Odontologia, o vínculo afetivo-humanizado entre cirurgião-dentista, paciente e seus responsáveis-cuidadores precede e subsidia as diversidades e diferenças dessa parcela da população para o tratamento odontológico.
Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a conscientização da categoria precisa estar ancorada na avaliação do efeito psicossocial da Síndrome de Down e na importância das técnicas para direcionar os cuidados à condição sistêmica de cada paciente. Esses critérios, segundo ele, conduzem o trabalho integrado da equipe odontológica e da equipe multidisciplinar, envolvendo outros profissionais da área da saúde.
“Na prática, enfrentar os desafios para a promoção da saúde bucal em pacientes com essa condição é um ato de amor à vida. Por isso, o acompanhamento com o cirurgião-dentista desde a primeira infância e no transcorrer da vida é fundamental para a manutenção da saúde bucal do indivíduo com Síndrome de Down”, completa Juliano do Vale.
Clique aqui e acesse a cartilha.
Fonte: Assessoria de Imprensa do CFO