O que não fazer nas redes sociais

O que não fazer nas redes sociais

Após apontar as atividades que os cirurgiões-dentistas podem realizar nas redes sociais, mostrando o que é possível publicar e estar dentro do que é considerado bom e permitido, a Comissão de Ética do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo apresenta o outro lado.

Saiba o que o dentista NÃO deve fazer nas redes sociais:

1) Publicar imagens de “antes” e “depois” de procedimentos ou de vídeos sensacionalistas e a autopromoção ou concorrência desleal.

2) Expor imagens de pacientes ou terceiros, mostrando o “antes” e “depois” ou elogiando as técnicas e os resultados de procedimentos.

3) Induzir o público leigo a acreditar que técnicas reconhecidas cientificamente, usadas por outros profissionais, sejam inadequadas ou ultrapassadas.

4) Realizar consulta, diagnóstico, opinião técnica e planejamento de tratamento como substituição da consulta odontológica presencial.

5) Divulgar textos, fotos e vídeos de técnicas, terapias de tratamento e áreas de atuação que não possuam comprovação científica ou que não pertençam ao âmbito da Odontologia.

6) Divulgar fotos, vídeos ou expressões antes, durante e depois de procedimentos odontológicos.

7) Exibir as condições bucais do paciente, expondo situações clínicas e pessoais para obter opiniões ou diagnósticos de outros colegas ou até para criticar a conduta terapêutica de outro profissional.

8) Expor o paciente a situações vexatórias, divulgando informações obtidas pelo relacionamento profissional ou mesmo para divulgar técnicas, métodos ou resultados de tratamentos, mesmo diante da autorização do mesmo.

9) Divulgar gratuidades, benefícios, vantagens, descontos, brindes, promoções e valores de procedimentos e consultas.

10) Garantir, prometer ou insinuar resultados de tratamento.

11) Induzir a opinião pública a acreditar ou se intitular especialista sem que tenha registro no Conselho Regional.

12) Anunciar título de especialidade em área não reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia.


Fonte: Comissão de Ética do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *